domingo, 3 de abril de 2011

Nasa divulga 1ª imagem realizada pela sonda Messenger em Mercúrio

Minha Palavra

Estamos presos nesse mundo e os mistérios do universo nos intrigam. As distâncias astronômicas são fantásticas. Estamos tão ligados nesse minúsculo planeta que tem sido tão maltratado. Precisamos cuidar dessa jóia chamada TERRA. Não temos para onde fugir. Não dá para saltar fora. Não dá para nos divorciarmos da mãe terra. Temos que aprender a respeitar a natureza pois é ela que nos sustenta e sem ela nossa vida deixa de existir do jeito que a conhecemos. Pense nisso. Nossos índios sabem cuidar e respeitar a natureza. Temos o que aprender com eles.
===============================================================

Sonda percorreu quase 7,9 bilhões de quilômetros para chegar ao planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol.

Estadão.com.br com AP e Reuters
SÃO PAULO - A Nasa divulgou nesta terça-feira, 29, a primeira imagem realizada pela sonda Messenger que após seis anos e meio começou a orbitar Mercúrio no dia 18 desse mês. A sonda percorreu quase 7,9 bilhões de quilômetros para chegar ao planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol.

Os astrônomos estão interessados em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, porque ele é rochoso como a Terra, e não gasoso, como Júpiter. Existem muitas dessas esferas rochosas em torno de estrelas fora do nosso sistema solar, o que significa que Mercúrio poderia oferecer pistas sobre outros mundos, segundo nota divulgada pela Nasa.
O Messenger (que significa "mensageiro", mas é também a sigla em inglês para Exploração, Geoquímica, Ambiente Espacial e Superfície de Mercúrio) partiu em 3 de agosto de 2004, e desde então fica "dançando" entre a Terra, a Lua e Mercúrio propriamente dito, num complexo movimento que o impede de ser atraído pelo campo gravitacional do Sol.
A nave, com dois painéis solares para alimentação e um guarda-sol para mantê-lo fresco o suficiente para operar, vai estuda a história geológica, o campo magnético, a composição da superfície e outros mistérios desse planeta tão pouco conhecido. Quando a missão terminar, a nave vai cair na superfície do planeta.
Com um diâmetro ligeiramente maior que o da Lua (cerca de 4.800 quilômetros), Mercúrio deveria ser todo sólido, até o núcleo. Mas a presença de um campo magnético sugere que ele é parcialmente derretido por dentro.
Há décadas os cientistas precisam se contentar com as fotos feitas pela Mariner 10, de um só lado do planeta, além de observações terrestres e dados obtidos a partir de Marte e de meteoritos.
No caminho até Mercúrio, o Messenger conseguiu tirar muitas fotos que tinham escapado à Mariner, e restam agora apenas cerca de 5 por cento do planeta por mapear, principalmente nos polos. A sonda tentará captá-los durante a fase orbital da missão.

e-mail: palmadasemanal@gmail.com

Nenhum comentário: