quarta-feira, 6 de abril de 2011

ESA confirma que ozônio no Polo Norte atingiu nível mínimo histórico

Minha Pllavra

Cada vez mais e torna-se urgente a conscientização e a tomada de atitude pelo zelo do nosso “planet9nha. A natureza esta dando seus sinais. Temos que ficar atento a eles, senão, a terra será inóspita para a vida do jeito que conhecemos hoje. As catástrofes serão cada vez mais violentas e as mortes mais calamitosas.  




Destruição do ozônio foi provocada por 'um inverno estratosférico muito frio e persistente'
==================================================================



EFE /O Estado de São Paulo
05 de abril de 2011

Paris, 5 abr (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA) confirmou nesta terça-feira que o nível da camada de ozônio no Polo Norte atingiu seu nível mínimo histórico, como antecipou o Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês (CNRS).
O satélite Envisat da ESA registrou um mínimo histórico no nível de ozônio sobre o setor Euro-Atlântico do hemisfério norte durante o mês de março, disse a agência, com sede em Paris.

Nesta segunda, 4, o CNRS havia anunciado uma diminuição de 40% da camada em uma "zona extensa", fenômeno nunca antes observado, justificando-o por "um inverno estratosférico muito frio e persistente".
Segundo a ESA, esta situação é a consequência da presença de ventos fortes na região, que provocaram temperaturas muito baixas. Em contato com os clorofluorcarbonos (CFC), essas massas de ar provocaram uma deterioração do ozônio.
"As moléculas de ozônio continuarão a ser destruídas nas próximas décadas, sobretudo durante os invernos árticos especialmente frios", disse a ESA.
A camada de ozônio protege a atmosfera terrestre a cerca de 25 km de altura e filtra a radiação solar, eliminando grande parte dos raios ultravioleta.

Para saber mais entre em :http://www.sitecurupira.com.br/meio_ambiente/meio_ambiente_camadaozonio.htm

e-nail: palmadasemanal@gmail.com

Nenhum comentário: