quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Assiduidade do Congresso

É quase unanimidade falar mal dos políticos, contudo eles representam você, isto é, você passou com seu voto uma procuração para que ele cuide dos seus interesses. Cabe a você cobrar dele um serviço a altura da sua expectativa, afinal de contas você o colocou lá para defender o que é seu e não virar as costas e esperar a próxima eleição para continuar a reclamar. Você será o culpado por não cobrar o serviço que ele deve a você!



Oestado de São Paulo Renata Camargo e Edson Sardinha
12/01/2011

Reportagem do site Congresso em Foco publicada nesta quarta-feira, 12, traz o ranking de assiduidade da legislatura que se encerra no dia 31 de janeiro. Dos 633 deputados que exerceram mandato na atual legislatura, apenas o deputado capixaba Carlos Manato (PDT) esteve presente em todos os 422 dias em que houve sessões deliberativas.
Os deputados que mais se aproximaram dessa marca foram José Genoino (PT-SP) e Jofran Frejat (PR-DF), que tiveram apenas quatro faltas nesse mesmo período.

Ao todo, somente 32 deputados registraram mais de 400 presenças no período entre 6 de fevereiro de 2007 e 21 de dezembro de 2010.
Manato atribui sua assiduidade a uma determinação pessoal. “É um compromisso que tenho comigo mesmo, em primeiro lugar, com meus eleitores. Eu me considero um ‘caxias’”, disse.

Para José Genoino e Jofran Frejat, estar presente em plenário é o mínimo que um deputado deve fazer. “Sempre considerei isso um dever elementar. O mínimo que se pode fazer é não estar ausente nas votações”, afirmou Genoino, que se despede do Congresso no final deste mês. “Se você assume compromisso com a população de responder positivamente pelo mandato que está sendo concedido, você tem de estar presente”, declarou.

Na legislatura, só um deputado em todas as sessões.
Levantamento exclusivo da assiduidade em todos os quatro anos da atual legislatura mostra que somente o capixaba Carlos Manato compareceu em todos os 422 dias em que houve sessões deliberativas.

Veja a lista dos mais assíduos
http://caracol-web01.dominiotemporarioidc.com/upload/congresso/arquivo/ASSIDUIDADE_CAMARA_MAIS_PRESENTES_LEGISLATURA.pdf

Dos 633 deputados que exerceram mandato na atual legislatura, apenas um participou de todas as sessões reservadas a votação nos últimos quatro anos. Carlos Manato (PDT-ES) não teve nenhuma falta nos 422 dias em que o plenário da Câmara se reuniu em sessões deliberativas. Os deputados que mais se aproximaram do campeão em assiduidade foram José Genoino (PT-SP) e Jofran Frejat (PR-DF). Os dois acumularam apenas quatro faltas nesse mesmo período.
Esses três parlamentares encabeçam o grupo de 32 deputados que registraram mais de 400 presenças no período entre 6 de fevereiro de 2007 e 21 de dezembro de 2010, segundo levantamento feito pelo Congresso em Foco com base em registros oficiais da Câmara. Esses congressistas tiveram assiduidade igual ou superior a 95%.

A bancada dos mais assíduos na Câmara reúne representantes de 14 partidos políticos, de 16 estados e do Distrito Federal. O PT e o PP, com cinco nomes cada, são as legendas com mais parlamentares entre os mais presentes. PMDB e PSDB, com quatro, vêm em seguida.  Na lista dos campeões de assiduidade, São Paulo e Goiás são os estados com mais parlamentares: quatro cada. Na sequência, aparecem Distrito Federal, Ceará e Paraná, com três.

Presença obrigatória
Único deputado a comparecer a todas as sessões, Manato atribui sua assiduidade a uma determinação pessoal. “É um compromisso que tenho comigo mesmo, em primeiro lugar, com meus eleitores. Eu me considero um ‘caxias’”, declara o deputado. Ele conta que recusou convite para acompanhar a comitiva do presidente Lula no ano passado ao Espírito Santo porque a visita coincidia com votações no Congresso.
Email: palmadasemanal@gmail.com
Col\bora  com a manutenção do blog clicando nos anúncios, grato!

Nenhum comentário: