segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Despedida do Lula! Demorou

transposição do velho Chico









22/11/10 - 7h - Água do Rio São Francisco será a mais cara do Brasil, relata jornal
A água consumida do Rio São Francisco será a mais cara do Brasil. O jornal “Folha de São Paulo” diz hoje que “o Conselho Gestor do Projeto de Integração do São Francisco avalia cobrar dos Estados atendidos pela obra de transposição do rio 13 centavos por mil litros de água”. O dinheiro será recolhido pela Agnes, estatal em gestação na Casa Civil. A empresa vai gerenciar as operações da transposição do Rio São Francisco e a distribuição da água para as 12 milhões de pessoas beneficiadas. O preço médio cobrado em outras bacias hidrográficas pelo uso da água é de 1 a 2 centavos por mil litros. O governo diz que o valor mais elevado se deve à complexidade do projeto de transposição e ainda porque a Agnes será a responsável pela captação e pelo bombeamento da água. Em construção, os canais para a transposição do Rio São Francisco têm 25 metros de largura, 5 metros de profundidade e 622 km de extensão, somando os dois eixos.

 Iniciando sua despedida do Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nessa segunda-feira no Ceará para visitar um dos canteiros de obras da Ferrovia Transnordestina. Na terça-feira ele estará em São José das Piranhas, na Paraíba, para visitar obras do canal de transposição das águas do Rio São Francisco e de lá segue para Pernambuco.


A Transnordestina, obra do PAC que já deveria ter sido concluída esse ano, ligará os portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, ao município de Eliseu Martins, no Piauí. O presidente percorrerá os quase 16 quilômetros já concluídos do trecho da ferrovia entre os municípios de Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro, no vizinho estado de Pernambuco, equivalente a pouco mais de um sexto dos 95 quilômetros do percurso. A visita termina no chamado marco zero da ferrovia, em território cearense.
Lula também assinará ordem de serviço para a construção dos lotes 2 ao 11 entre Missão Velha e Pecém. Com orçamento previsto em R$5,4 bilhões, esse novo trecho tem 1.728 quilômetros e previsão de conclusão em 2012, no governo da presidente eleita Dilma Rousseff.
Na Paraíba, Lula vai vistoriar o Cuncas I, considerado o maior túnel do Brasil, que emboca em Mauriti, no Ceará, e sai em São José de Piranhas.

Nenhum comentário: