Clique nos anúncios
O clima a cada ano fala mais alto reclamando da falta de cuidado que o ser humano tem no trato da natureza. São alertas que ecoam pelo globo. Não podemos só extrair o que precisamos sem ter a preocupação de manter a sustentabilidade em todas as situações. Os recursos são finitos e não podemos mais continuar destruindo e envenenando a Terra.
PRISCILA TRINDADE - Agência Estado
26/01/2011
O Estado de Santa Catarina tem 51 cidades em estado de emergência por causa das enxurradas, conforme boletim publicado na tarde desta terça-feira, 25, pela Defesa Civil. O município de Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí, decretou situação de calamidade pública devido à enxurrada que atingiu o município no último final de semana.
Os municípios sofrem com a chuva desde o início de janeiro. Até o momento, 21.866 estão desalojadas e outras 1.862 desabrigadas. Sessenta e quatro cidades foram afetadas e 162 moradores ficaram feridos.
Cinco pessoas morreram. Entre as vítimas estão um menino de 8 anos, que morreu em Florianópolis, levado pela força das água, e uma menina de pouco mais de três meses de vida, em Massaranduba. A criança estava no colo de uma tia quando foi arrastada pela enxurrada.
Segundoo ORNALISMO Cidades da e-Band
A cidade de Mirim Doce, em Santa Catarina, decretou estado de calamidade pública por conta dos estragos causados pela chuva em janeiro. Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil, o município localizado no Vale do Itajaí contabiliza 150 desabrigados e 900 desalojados.
Ainda segundo a Defesa Civil, 115 pessoas estão feridas, sendo 15 em estado grave. Ao menos 2.500 moradores da cidade foram afetados. O número de casas destruídas chegou a 30, enquanto as danificadas somam 163. Os serviços de água, energia, transporte e comunicação foram prejudicados.
Outras 58 cidades do Estado declaram estado de emergência por causa das chuvas que atingem a área desde o dia 18 de janeiro. No total, as tempestades já afetaram 68 municípios catarinenses. Além disso, elas já causaram cinco mortes: quatro em Florianópolis e uma em Massaranduba. Até o momento, 23.997 pessoas estão desalojadas e 1.926 estão desabrigadas.
Ajuda
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, viaja nesta quarta-feira a Brasília para pedir ajuda ao governo federal no atendimento às cidades atingidas pelas chuvas. Ele terá audiências com ministros e pode ainda se reunir com a presidente Dilma Rousseff e o ministro chefe da Casa Civil, Antônio Palocci.
Na comitiva estarão presentes os secretários de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; do Planejamento, Felipe Mello; de Infraestrutura, Valdir Cobalchini; e o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves.
"Os catarinenses já sofreram muito e solicitaremos verbas para a reconstrução das áreas afetadas. Ainda não temos um valor, porque as cidades estão fazendo os levantamentos e verificando os estragos", informa.
e-mail: palmadasemanal@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário